IUNGUI na mídia

PIONEIRO

 24/11/2012 | N° 11540

CAPA

Identidade daqui

Nos muitos setores dos negócios, competição se vence com diferenciação. Na moda, não é de outro jeito. 
Pelo contrário, exige-se mais. No mercado globalizado, o exercício da livre escolha fará o consumidor

 optar por bons preços. Até que o olho dele recaia sobre algo especial.

– Quando aplicamos identidade a um produto ele se distancia dos demais, pois possui alma, encantamento,

 enfim, uma história, e fica irresistível, mesmo tendo um valor percebido maior. Nesses tempos de
 uniformização do design, temos que emocionar as pessoas, temos que contar uma história, encantar
 – diz o estilista Walter Rodrigues, coordenador do projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha, 
que reuniu nove empresas da região, cujas criações foram apresentadas nesta sexta-feira, no

 recém-inaugurado Instituto Hércules Galló, em Galópolis.

De joias a malhas, incluindo moda infantil, lingerie e tecidos, todas as coleções foram pensadas em aspectos
 da cultura local. Tudo derivado da pesquisa do projeto de pesquisa Identidade Regional da Serra Gaúcha
 como Sustentação para o Design, coordenada pelas professoras do curso de Tecnologia em Design de Moda 
da UCS Mercedes Lusa Manfredini, Bernardete Venzon e Eliana Rela. Da pesquisa acadêmica
 ao lançamento de produtos ao mercado, eis a tão desejada união da academia e mercado.

– Sempre que se faz uma pesquisa, se pensa no objetivo e resultado. Conseguimos fazer as empresas pensar
 no seu entorno. Mas o caminho não acaba. O projeto é um piloto para novos caminhos – avalia Mercedes,
 destacando a participação de 12 alunos do curso no trabalho junto às empresas – 
Eles descobrem que o mundo da moda não é só glamour. E as empresas percebem que os alunos têm algo para
 dar ao mercado – diz.

Peças de moda criadas pensando na geada ou na lenda do Negrinho do Pastoreio estão entre as coleções 
que chegarão ao mercado. Processo que exigiu disposição das marcas engajadas.

– Um dos grandes problemas das empresas são as zonas de conforto. Surgem novas marcas, com novos
 produtos a todo o tempo, dai a importância da renovação. Uma marca com uma identidade forte e atenta 
às mudanças será sem dúvida uma marca de sucesso por muitos anos – argumenta o estilista que,
com o projeto, fortalece ainda mais seus vínculos com a Serra.

– Sou um apaixonado por induzir os empresários e as pessoas que trabalham nas empresas a perceberem a 
riqueza de suas histórias e das maravilhas que o entorno da Serra lhes oferece. Coisas sutis como a passagem 
das estações, os efeitos da geada, o colorido das flores e de como estes sinais da natureza podem inspirar e 
facilitar a criação de produtos com alma e ainda fornecer uma boa história para contar e seduzir os
consumidores. Foi uma experiência incrível para mim, que sou um bom contador de histórias – conclui.

carlinhos.santos@pioneiro.com
CARLINHOS SANTOSDireção de criação e estilo: Walter RodriguesASSISTENTE DE ESTILO: BERNARDETE SUSIN VENZONMODELOS: crianças Laura Ferreira Conte, Gabriel Garlet e Antônia Ceccato Corrêa da SilvaLocações: Cootegal (Galópolis)Empresas participantes deste editorial: Bordados Jussara, Cootegal, Di Farr, Indecense, Iungui, Joias Condor, Joias Ícaro, Sultextil S.A. e Upman
O Projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, reuniu nove empresas da Serra, focadas em um trabalho inédito de pesquisa e criação. As peças desenvolvidas foram apresentadas nesta sexta-feira, no Instituto Hércules Galló, em Galópolis.

De joias a malhas, incluindo moda infantil, lingerie e tecidos, todas as coleções foram pensadas em aspectos da cultura da Serra, incluindo aí desde a textura de ladrilhos antigos, as tramas de cestas de palha, a geada, a forte religiosidade e a arquitetura dos lambrequins. Tudo derivado da pesquisa do projeto de pesquisa de Identidade Regional da Serra Gaúcha como Sustentação para o Design
Peças infantis desenvolvidas pela Iungui, de Caxias do Sul, trazem referências de lendas gaúchas como O Negrinho do Pastoreio. Rendas e bordados reproduzem rodas de carreta e as araucárias típicas da região. Imagem produzida em Galópolis.:imagem 9

Foto 9 de 9 | 21/11/2012 | Crédito: Weslei Torezan, divulgação
Peças infantis desenvolvidas pela Iungui, de Caxias do Sul, trazem referências de lendas gaúchas como O Negrinho do Pastoreio. Rendas e bordados reproduzem rodas de carreta e as araucárias típicas da região. Imagem produzida em Galópolis.





Edição abril/2012 Jornal O Caxiense
Dia 21/03/2012 Jornal Pioneiro
12/03/2012 Blog Moda Infantil

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