sábado, 19 de janeiro de 2013

Iungui - Destaque em O Caxiense

Empresas caxienses participam da 3ª São Paulo Prêt à Porter

por O Caxiense | 16/01/2013 às 15:15

Bordados Jussara, Iungui e UpMan destacam identidade.

Empresas de Caxias do Sul que participam da 3ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios – São Paulo Prêt à Porter apostam na construção de uma identidade e na diferenciação para atrair compradores. A mostra termina nesta quarta-feira (16), na capital paulista.
Apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), 28 empresas gaúchas estão reunidas em um estande coletivo. Destas, 3 fazem parte do Projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha: Bordados Jussara, Up Man e Iungui (foto). O projeto é resultado de um estudo das pesquisadoras Bernardete Susin Venzon e Eliana Rela, da Universidade de Caxias do Sul (UCS.
O projeto teve orientação do estilista Walter Rodrigues, que lançou às empresas o desafio de perceberem os valores culturais para destacarem em suas coleções. A proposta é valorizar a identidade, desenvolvendo coleções que mesclem experimentações, produtos de tecnologias conhecidas, mas ainda não trabalhadas pela marca, e itens que fazem parte do DNA da empresa.
“Buscamos interpretar nossa identidade cultural para traduzir em produtos que resgatassem esses valores com originalidade”, conta a empresária Janete Jung Castro, da marca infantil Iungui.
Na linha infantil, Janete trabalha com alfaiataria, o que já diferencia seus produtos da concorrência. Com o projeto de identidade cultural, a marca se destacou ainda mais.
“Buscamos elementos locais, com temática do gaúcho, com matéria-prima natural – 100% algodão e bordados manuais”, detalha Janete.
Lançada em outubro, a nova coleção já é percebida pelo mercado.
“Houve interesse. Esperamos que se traduza em vendas.”
Com informações da assessoria da SDPI.