por O
Caxiense | 16/01/2013
às 15:15
Bordados
Jussara, Iungui e UpMan destacam identidade.
Empresas
de Caxias do Sul que participam da 3ª Feira Internacional de Negócios para
Indústria de Moda, Confecções e Acessórios – São Paulo Prêt à Porter apostam na
construção de uma identidade e na diferenciação para atrair compradores. A
mostra termina nesta quarta-feira (16), na capital paulista.
Apoiadas
pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), 28
empresas gaúchas estão reunidas em um estande coletivo. Destas, 3 fazem parte
do Projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha: Bordados Jussara, Up Man e Iungui (foto). O projeto é resultado de um
estudo das pesquisadoras Bernardete Susin Venzon e Eliana Rela, da Universidade
de Caxias do Sul (UCS.
O projeto
teve orientação do estilista Walter Rodrigues, que lançou às empresas o desafio
de perceberem os valores culturais para destacarem em suas coleções. A proposta
é valorizar a identidade, desenvolvendo coleções que mesclem experimentações,
produtos de tecnologias conhecidas, mas ainda não trabalhadas pela marca, e
itens que fazem parte do DNA da empresa.
“Buscamos
interpretar nossa identidade cultural para traduzir em produtos que resgatassem
esses valores com originalidade”, conta a empresária Janete Jung Castro, da
marca infantil Iungui.
Na linha
infantil, Janete trabalha com alfaiataria, o que já diferencia seus produtos da
concorrência. Com o projeto de identidade cultural, a marca se destacou ainda
mais.
“Buscamos
elementos locais, com temática do gaúcho, com matéria-prima natural – 100%
algodão e bordados manuais”, detalha Janete.
Lançada
em outubro, a nova coleção já é percebida pelo mercado.
“Houve
interesse. Esperamos que se traduza em vendas.”
Com
informações da assessoria da SDPI.